Religião domina espaços nas favelas brasileiras, aponta Censo 2022

https://ift.tt/mlp9UxM

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 8 de novembro, dados inéditos sobre a infraestrutura em favelas e comunidades urbanas do Brasil. De acordo com o Censo 2022, foram identificados 958.251 estabelecimentos em mais de 12 mil dessas localidades, e 81,3% deles são dedicados a atividades religiosas.

Além dos locais religiosos, 12,6% dos estabelecimentos são instituições de ensino, 4,5% são centros de saúde e 1,6% são agropecuários. A análise também mostrou que, em média, há 18,2 locais religiosos para cada unidade de saúde e 6,5 para cada escola nessas comunidades.

As regiões brasileiras apresentam características específicas em relação aos tipos de estabelecimentos. No Sudeste, 86,4% dos espaços são voltados para a religião, a maior concentração do país. No Centro-Oeste, há uma forte presença de estabelecimentos agropecuários, totalizando 5,2%. Já o Nordeste se destaca por ter o maior percentual de instituições de ensino (18%), enquanto o Norte lidera em número de centros de saúde, com 5,3%.

O Brasil possui cerca de 16,39 milhões de pessoas vivendo em favelas e comunidades urbanas, o equivalente a 8,1% da população nacional, que atualmente é de 203 milhões de habitantes. Assim, a cada 100 brasileiros, oito residem nessas áreas.

O IBGE classifica favelas e comunidades urbanas como áreas com problemas de posse legal dos terrenos, serviços públicos insuficientes ou de baixa qualidade, construções fora dos padrões urbanísticos e ocupação de locais com restrição ou risco ambiental.

Redação Exibir

Compartilhado por Portal Cristãos com informações de Exibirgospel.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem