O papa Francisco, de 88 anos, foi hospitalizado nesta sexta-feira (14) na Policlínica Gemelli, em Roma, para tratar de uma bronquite. O Vaticano informou que ele passará por exames e seguirá o tratamento no hospital.
Desde fevereiro, o pontífice relatava sofrer de um “forte resfriado”, que evoluiu para bronquite. Nos últimos dias, Francisco cancelou compromissos no palácio papal, realizando audiências na Casa Santa Marta, onde mora, para evitar deslocamentos.
A Santa Sé comunicou que o papa não poderá participar da audiência do Jubileu marcada para sábado (15). A Missa do Jubileu, que seria presidida por ele no domingo (16), será conduzida pelo cardeal português José Tolentino de Mendonça.
Esta é a quarta vez que o pontífice é hospitalizado na Policlínica Gemelli. Em junho de 2023, ele foi submetido a uma cirurgia de hérnia abdominal e ficou internado por nove dias.
No passado, Francisco enfrentou outros problemas respiratórios. Em março de 2023, ele ficou três dias hospitalizado devido a uma infecção pulmonar. Esses problemas também o levaram a cancelar sua participação na COP28, em Dubai, em novembro de 2023.
Além disso, em julho de 2021, o papa foi submetido a uma cirurgia de estenose diverticular do cólon e permaneceu no hospital por dez dias. No final de fevereiro de 2024, ele realizou exames para monitorar os pulmões.
Apesar das condições de saúde, Francisco mantém uma agenda de compromissos ajustada. Ele optou por continuar conduzindo as audiências em sua residência até que esteja plenamente recuperado.
Redação
Compartilhado por Portal Cristãos com informações de Exibirgospel.com.br