Dízimo novo testamento

O dízimo no novo testamento, pregação pastor Luciano Subirá

Assistir video:



O que a Bíblia diz sobre dízimo no Novo Testamento?


O Novo Testamento não existe nenhuma regra clara sobre o dízimo mas diz que o crente deve ser generoso em suas ofertas para o trabalho da igreja. A generosidade é um sinal de gratidão e de confiança em Deus. Os primeiros discípulos davam muito mais que o dízimo! - Atos dos Apóstolos 4:32-35

O dízimo é a décima parte do rendimento. No Antigo Testamento, os judeus davam o dízimo de todo seu trabalho a Deus, para manter o templo, os sacerdotes, os outros trabalhadores do templo e as pessoas mais necessitadas da comunidade. Como a economia funcionava mais à base da troca direta, muitos dos dízimos eram dados em produtos agrícolas, que podiam ser usados ou comercializados.

O dízimo no Novo Testamento


O Novo Testamento fala apenas algumas vezes do dízimo, currículos:

Mateus 23:23, Lucas 11:42, Lucas 18:11-12 e Hebreus 7:4-6

Nas passagens em Mateus e Lucas, Jesus estava mostrando o perigo de confiar apenas nas regras e rituais, sem ter o coração virado para Deus. Jesus não estava condenando o dízimo (nem o jejum) mas explicou que nada disso tem valor se a pessoa não é realmente dedicada ao bem. O dízimo somente é agradável a Deus quando é feito com um coração cheio de amor a Deus e a Seus caminhos.

A passagem de Hebreus 7 apresenta o sacerdote Melquisedeque como uma figura de Cristo, revelada no Antigo Testamento. De acordo com a Lei de Moisés, os sacerdotes da tribo de Levi deveriam receber os dízimos. Mas, antes dessa lei, Abraão, que era o bisavô de Levi, deu o dízimo a Melquisedeque, que simbolizava Jesus. Dar o dízimo era uma forma de reverência a alguém superior. Isso mostra que o sacerdócio de Jesus é superior ao sacerdócio da Lei de Moisés.

Significado sobre o dízimo de Abraão para Melquisedeque

Os Cristão devem dar o dízimo, de acordo com o Novo Testamento?


O Novo Testamento não fala diretamente se o dízimo é válido para o cristão mas assume que o verdadeiro seguidor de Jesus vai contribuir generosamente para a igreja. O mais importante é a vontade de contribuir, não a quantidade oferecida (2 Coríntios 9:6-7). Não querer contribuir é muito mau sinal.

A igreja é o instrumento de Deus para levar o evangelho da salvação ao mundo.

Contribuir para a manutenção da igreja é contribuir para a salvação de mais pessoas. Dar ajuda financeira também é importante para que a igreja possa investir no no cuidado e no amadurecimento daqueles que já são salvos (2 Coríntios 9:12-13).

Ofertar para a igreja também é uma forma de agradecer a Deus e colocar sua confiança nele. Quando você dá uma parte de seu dinheiro a Deus, você está reconhecendo que sua vida depende de Deus e é Ele que providencia aquilo que você precisa. Ofertar é mostrar que você ama mais a Deus que ao dinheiro (Mateus 6:24).

Embora não fale de dar o dízimo, o Novo Testamento recomenda fazer o compromisso de ofertar regularmente com uma quantia fixa (1 Coríntios 16:2).

Além de dar alguma estabilidade financeira à igreja, isso ajuda você a organizar seu orçamento pessoal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem