O que é Heresia?

Segundo a Wikipédia Heresia é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo.

O que é Heresia?

Heresia na Bíblia


Veja o que a Bíblia diz sobre heresia, os "versículos de heresias" citados abaixo são literalmente alertas e orientações.

Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Mateus 7:15

Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. Atos dos Apóstolos 20:29

Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos. Romanos 16:17-18

Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais entre vocês são aprovados. 1 Coríntios 11:19

Idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções. Gálatas 5:20

Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma primeira e uma segunda vez. Depois disso, rejeite-o. Tito 3:10

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 Pedro 2:1

Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Colossenses 2:6-7

Exemplos de heresias evangélicas


Listamos aqui 5 heresias ditas por celebridades gospel. São absurdos e teorias inventadas que não tem base bíblica.
(Fonte das 5 heresias citadas acima blastingnews.com)

5 Ana Paula Valadão: Evangélico não pode ser gordo.

Ana Paula critica a obesidade entre líderes e fiéis nas igrejas evangélicas e afirma que o Jejum bíblico serve para curar esse problema.

4 Pastor da Universal: Nome de Jesus não funciona.

O pastor afirma que ao enfrentar alguns problemas e demônios o nome de Jesus não funcionou, mas ele se revoltou e resolveu o problema por si mesmo, considerando-se maior que o Messias.

3 Apóstola Sol: Demônios moram nas panelas.

Além de dizer que demônios são territoriais, morando no guarda-roupa, debaixo da cama, nas paredes, na caixa d´água e panelas, ela afirma que o mês de agosto é de aniversário do diabo.

2 Marco Feliciano: Demônios amam água.

Segundo ele o ser humano é composto por água, em sua maioria, por isso os demônios querem possuir o corpo das pessoas. Ele também afirma que Deus criou o homem usando os espíritos dos anjos, a alma dos animais e a terra.

1 Edir Macedo: Deus tem uma dívida conosco.

Edir Macedo afirma que quando você oferta na Igreja Deus fica obrigado a te abençoar. Como Ele não fica devendo a ninguém você tem o direito de cobrar uma resposta para seu problema assim que faz uma oferta, que geralmente é em dinheiro. Macedo ainda ressalta que pedir misericórdia para Deus é para quem não tem fé, que é dever de Deus fazer a parte dele, já que fizemos a nossa contribuindo com a 'obra' dele.

O que eram os hereges?


"Herege é o nome dado ao indivíduo que professa uma heresia, ou seja, que questiona certas crenças estabelecidas por uma determinada religião. É a pessoa que é contrária aos dogmas de uma determinada religião ou *seita."

*A palavra seita vem da mesma palavra grega (haíresis) que a palavra heresia.


Apostasia e heresia

Na religião, apostasia e heresia possuem significados semelhantes. O herege, normalmente, executa ações que contradizem com os valores de determinada doutrina, sendo considerado, por consequência, um indivíduo impuro e merecedor dos castigos previstos na Palavra de Deus, de acordo com a bíblia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem