Devemos orar pelos mortos?

No estudo de hoje, vamos explicar e analisar mais a fundo sobre o que a bíblia diz sobre orar pelos mortos e se isto é correto.

Jovem com as maos no rosto
Photo by Christian Erfurt on Unsplash

É muito fácil você encontrar pessoas evangélicas e não evangélicas falarem que oram por seus parentes querido que já partiram desta vida.

ARGUMENTO CATÓLICO PARA ORAR PELOS MORTOS

Em 2 Macabeus 12:46, os católicos romanos acreditam que orar pelos mortos para libertá-los de seus pecados é um cuidado salutar e santo.

Vejamos que este livro, considerado apócrifo e que somente a Igreja Católica utiliza e insere em suas bíblias afirma tal procedimento.

Se consideramos todo o restante da bíblia, esta afirmação dita em 2 Macabeus é desaprovada e ignorada, já que não resulta em nada faze-la.

Além de ser antibíblica, é contra a doutrina deixada por Deus e seus profetas.

Primeiro, o único versículo que dá algum suporte a orações pelos mortos vem de 2 Macabeus, livro apócrito do século II a.C. (veja os comentários de 1 Coríntios 3:13-15), que a Igreja Católica Romana acrescentou à Bíblia no ano 1546 a.D., em resposta à Reforma, que condenava tais práticas.

A BÍBLIA SAGRADA NÃO APROVA ORAÇÃO PELOS MORTOS

A Bíblia Sagrada é totalmente contraria a oração pelos mortos. ]

A mesma deixa claro que após a morte não há consciência da pessoa que morreu, durante este tempo ela está "dormindo" aguardando o Juízo Final, em que jesus há de julgar a todos.

“Assim o homem se deita , e não se levanta: enquanto existirem os céus não acordará, nem será despertado do seu sono” (Jó 14:12)

“Os teus filhos recebem honras, e ele não sabe, são humilhados , e ele não percebe”. (Jó 14:21)

”Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhe sucede, como morre um, morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre o animal; porque tudo é vaidade.

Todos vão para um mesmo lugar; todos precedem do pó, e ao pó tornaram.

Quem sabe que o fôlego dos filhos dos homens se dirige para cima e dos animais para baixo, para a terra?" (Eclesiastes 3:19 a 21)

"Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto).

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.

Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." (Eclesiastes 9:4-6)

"A alma que pecar essa morrerá: o filho não levará a maldade do pai, nem o pai a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele e a maldade do ímpio cairá sobre este” (Ezequiel 18:20)

"Aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo" (Hb 9:27).

“ Bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre este a Segunda morte não tem poder, pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele os mil anos“ (Apocalipse 20:6)

Por ultimo, indicamos a leitura sobre a parábola de do Rico e de Lázaro em João 11.

Conclusão: Porque os evangélicos não oram pelos mortos?

Ao fazer oração aos mortos, automaticamente você estará praticando e aceitando a doutrina espírita, em que acredita que ao morrermos entramos em outro "plano espiritual" em que as pessoas mortas veem e sabem o que ocorre aqui terra com seus parentes que estão vivos.

Como já foi apresentado anteriormente, "os mortos nada sabem" Eclesiastes 9.

Que realmente venhamos a reconhecer verdadeiramente a Palavra de Deus e pratica-la de forma correta.

A paz do Senhor a todos!

Referencia da Bíblia Sagrada

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem