ADVENTISMO É UMA SEITA?

No Dossiê, analisaremos religiões e igrejas segundo suas próprias confissões e documentos. No vídeo de hoje, Igreja Adventista do Sétimo Dia.

No que crê a igreja Adventista? Quais são os pontos diferentes nas verdades essenciais do evangelho?

A Adventista é uma seita? Assista o vídeo e tire sua conclusão.

Abaixo está a pauta com referências citadas no vídeo.

Adventismo do Sétimo Dia.

(Fonte: retirada do site oficial da igreja, http://www.adventistas.org.pt/quem-somos/a-nossa-historia)

O adventismo nasceu de uma previsão feita em 1818 por Guilherme (William) Miller (http://centrowhite.org.br/wp-content/uploads/2013/02/Guilherme-Miller.jpg) (um pastor batista americano) de que Jesus voltaria à Terra em pessoa em 1843.

Ao estudar a Bíblia, lendo o livro de Daniel (8:14), ele decide que cada uma das 2300 tardes, era óbvio que estava falando de anos. 2300 - 457 (Retorno de Esdras do cativeiro e a data da saída da ordem para restaurar Jerusalém - Esdras 7:7 a.C), Jesus voltaria em 1843.

Então ele começa a pregar que Jesus voltaria em carne em 1843. As pessoas começaram a vender suas propriedades, abandonaram os empregos e se preparam para a volta de Jesus em 21 de março de 1843. Chegando na data, Jesus não voltou.

Então Miller admite ter errado nos cálculos. Jesus voltaria dia 22 de Outubro de 1844. Chegado o dia, Jesus não voltou novamente. Então acabaria aí o movimento chamado de "milerita".

Alguns membros (Hiram Edson), não contentes, decidem estudar novamente a profecia de Daniel e a revelação de Miller. Eles então percebem que Miller não estava errado. Mas, Jesus disse que iria purificar o santuário, e que esse santuário não era a terra. Era a purificação do santuário celestial!

(http://www.adventistas.org/pt/espiritodeprofecia/pioneiros/hiram-edson-1806-1882/)

Jesus vai então ao santuário para concluir sua obra expiatória, que não tinha terminado na cruz. O fato é que nem o próprio Miller concordou com essa afirmação.

"Não tenho confiança alguma nas novas teorias que surgiram no movimento; isto é, que Cristo veio como Noivo, e que a porta da graça foi fechada; e que em seguida a sétima trombeta tocou, ou que foi de algum modo o cumprimento da profecia da sua vin­da" (A História da Mensagem Adventista, p. 412).

A partir de 1844 então, temos o nascimento da chamada Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Dito isso, temos o primeiro problema do Adventismo. O chamado Juízo Investigativo.

"Em 1844 Cristo entrou no mais santo lugar do santuário celestial, para terminar o trabalho de expiação, preparatório de Sua Vinda" (The Great Controversy, p. 481).

"Para fazer expiação por todos aqueles que se mostrassem aptos para receber os benefícios da mesma" (The Great Controversy, p. 456)

"[…] em 1844. Assistido por anjos celestiais, nosso grande Sumo Sacerdote entra no lugar santíssimo, e ali comparece à presença de Deus a fim de Se entregar aos últimos atos de Seu ministério em prol do homem, a saber: realizar a obra do juízo de investigação e fazer expiação por todos os que se verificarem com direito aos benefícios da mesma" (The Great Controversy, p. 480).

Ou seja, em 1844 Jesus vai ao santuário celestial, o santíssimo, para julgar as obras de todos os que têm direito à salvação. E Ele está lá até agora, fazendo o juízo de investigação para expiar o pecado.

O que a Bíblia diz sobre isso?

"O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;" Hebreus 1:3

"Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção." '

Segundo problema. Guarda do sábado.

Rachel Oakes e Joseph Bates em 1844 defendem que o sábado precisa ser guardado e é o "dia do Senhor", em conformidade com as escrituras. Por isso, o nome. Adventista (esperança do regresso de Jesus Cristo), do Sétimo Dia, porque em conformidade com a Bíblia (segundo eles), observam o sábado como dia de repouso semanal.

Além disso, a observância do sábado é o selo de Deus, enquanto o domingo será o selo do Anticristo. Logo, a marca da besta é o símbolo daqueles que aceitam o governo do Anticristo da guarda do domingo.

“Quando vier a prova, será mostrado claramente o que é a marca da besta. Ela é a observância do domingo.” (The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, p. 980).

O que a Bíblia diz sobre isso?

"Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados." Colossenses 2:16

"Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus." Romanos 14:5,6

Não há problema em guardar o sábado, o domingo, a terça, faça para o Senhor. Existe problema em doutrinar isso e demonizar qualquer um que pense diferente.

Terceiro problema. Ellen White (http://centrowhite.org.br/wp-content/uploads/2013/02/Ellen-G.-White3.jpg).

Helen Harmon nasceu em 26 de Novembro de 1827. Sua família frequentava a igreja metodista, até que em 1840, a aceitação das ideias de William Miller levou-os a serem expulsos.

Em Dezembro de 1844, ela teve uma visão sobre o futuro da igreja Adventista. Ao longo da sua vida teve mais de duas mil visões, cerca de 45.000 páginas dactilografadas, ou seja um total de 60 volumes, 4500 artigos, revistas e mais de um milhar de cartas, a maioria das quais registou em livros e em artigos. Casou em 30 de Agosto de 1846 com Tiago White.

"O conhecimento e conselhos recebidos através dessas revelações foram por ela escritos, a fim de serem compartilhados com outros. Assim, seus escritos são aceitos pelos Adventistas do Sétimo Dia como inspirados."

Aí temos uma divergência. Os adventistas mais ortodoxos dirão que Ellen White não está no mesmo nível de profecia da Bíblia.

"Os escritos de Ellen White não constituem um substituto para a Bíblia. Não podem ser colocados no mesmo nível. As Escrituras Sagradas ocupam posição única, pois são o único padrão pelo qual os seus escritos – ou quaisquer outros – devem ser julgados e ao qual devem estar subordinados" (Nisto Cremos, p. 305).

Só que aí, outro problema. Ela não está no nível de revelação das Escrituras. Mas ela é o Espírito pelo qual interpretamos as Escrituras.

Quando questionados, dizem: Se você não acredita em Ellen White, não acredita no dom da profecia. Pode até ficar na igreja, mas não crie conflitos nem discussões. Precisa crer que Ellen tinha o dom de profecia. (https://www.youtube.com/watch?v=H0VGSdlIUmA)

"As Escrituras revelam que um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Esse dom é uma característica da igreja remanescente e nós cremos que ele foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Seus escritos falam com autoridade profética e provêm consolo, orientação, instrução e correção para a igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência." (Confissão de Fé, O Dom de Profecia)

Então não caiam na mentira de que ela é apenas uma profetisa, que eles analisam a Bíblia primeiro. Ela está inclusive na Confissão de Fé da igreja.

Além disso, temos a divergência no próprio site deles (http://centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-sobre-ellen-g-white/a-inspiracao-e-autoridade-dos-escritos-de-egw/).

“Nós não cremos que a qualidade ou nível de inspiração nos escritos de Ellen White são diferentes daqueles encontrados nas Escrituras.” (A INSPIRAÇÃO E AUTORIDADE DOS ESCRITOS DE ELLEN G. WHITE, Negação 1)

Entre as coisas mais bizarras escritas por Ellen White, podemos destacar:

"Moisés passou pela morte, mas Cristo desceu e lhe deu vida antes que seu corpo visse a corrupção. Satanás procurou reter o corpo, pretendendo-o como seu; mas Miguel ressuscitou Moisés a levou-o ao Céu. Satanás maldisse amargamente e Deus, acusando-o de injusto por permitir que sua presa lhe fosse tirada; Cristo, porém, não repreendeu a Seu adversário, embora fosse por sua tentação que o servo de Deus houvesse caído. Mansamente remeteu-o a Seu Pai, dizendo: ‘O Senhor te repreenda’" (EG White, Primeiros Escritos, pág. 164)

(http://novotempo.com/namiradaverdade/miguel-nao-e-mais-que-um-titulo-do-divino-jesus/)

"O Senhor me proporcionou uma vista de outros mundos. Foram-me dadas asas... Então fui levada a um mundo que tinha sete luas. Vi ali o bom e velho Enoque... Perguntei-lhe se este era o lugar para onde fora transportado da Terra. Ele disse: "Não. Minha morada é na cidade. Eu só vim visitar este lugar."" (Ellen White. Primeiros Escritos, p. 39 e 40)

"Algumas mulheres têm naturalmente cinturas pequenas. Mas ao invés de se considerar tais formas como bonitas, elas devem ser vistas como defeituosas. Estas "cinturas de vespa" podem ter sido transmitidas a elas por suas mães, como resultado de sua indulgência na prática corrompida do uso de espartilho, e em consequência de respiração imperfeita." (ELLEN G. WHITE. Review and Herald, 31 de outubro de 1871).

"Alguns jovens e mesmo pessoas de idade madura têm sofrido de Paralisia, proveniente de nenhuma outra causa que não o excesso na leitura. A força nervosa do cérebro foi conservada em constante excitação, até que esse maquinismo delicado se tornou exausto, recusando-se a agir. Algumas partes de seu delicado mecanismo deram tudo de si, e como resultado houve a Paralisia" (Ellen G. White. Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 135).

"As perucas... cobrindo a base do cérebro, aquecendo e excitando os nervos espinhais que incidem no cérebro... [Como resultado] muitas mulheres têm perdido sua razão e chegado a um estado de loucura sem esperança". (Ellen G. White. The Health Reformer; Second Advent Review and Sabbath Herald).

"Restrito apenas à Terra, Satanás não terá o privilégio de percorrer outros Planetas para tentar e molestar os que não caíram." (Ellen G. White. História da Redenção, p. 416)

"Pondes na mesa manteiga, ovos e carne, e vossos filhos deles participam. São alimentados justo com os artigos que lhes incitaram as paixões animais, e depois ides à reunião e pedis que Deus abençoe e salve vossos filhos. Até que altura subirão vossas orações?" (Ellen G. White. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 366).

"Tomar chá e café é pecado, condescendência prejudicial, que, como outros males, causa dano à alma." (Ellen G. White. Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 425)

Quarto problema. Expiação por Satanás.

Ao ler Levítico, sobre o bode expiatório e o bode emissário, eles interpretam o seguinte. Jesus é o bode expiatório. Só. Jesus morre. Jesus cumpriu o papel do bode expiatório.

Mas e o emissário? Sobre quem vai ser jogado o pecado dos povos? Satanás. Sim. Deus vai jogar os pecados sobre Satanás.

"Ao completar-se a obra de expiação no santuário celestial, na presença de Deus e dos anjos do Céu e dos exércitos reunidos, serão postos sobre Satanás os pecados do povo de Deus" (Ellen G. White. O Grande Conflito, p. 655).

Vamos lá. Jesus não só foi incompetente de não conseguir expiar o pecado e precisar mudar de sala em 1834 pra começar o trabalho manual de expiar o pecado. Mas precisa jogar a culpa em Satanás.

O que a Bíblia diz sobre isso?

"Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados." Isaías 53:4,5

"Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores." Isaías 53:12

"Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." 2 Coríntios 5:21

"Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro"" Gálatas 3:13

Fonte: Canal Teologueiros

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem