De acordo com um estudo feito Timelens chamado “Tá Quente, Brasil!”, o uso de termos religiosos nas conversas digitais cresceu 37,8%. Os termos em questão são expressões tipicamente evangélicas como “glória a Deus” e “tá repreendido”.
A pesquisa mostra que os estereótipos do evangélico tradicional foram modificados por um grupo cada vez mais plural, dialogando com o universo pop nacional.
A análise revelou, inclusive, que a busca por louvores no Youtube cresceu nos últimos 10 anos em 254%. Um exemplo é Vitória Souza, jovem pastora de 17 anos que soma mais de 1 milhão de visualizações nas redes Tik Tok e Instagram, com vídeos que misturam religião às mensagens motivacionais do “discurso coach”.
Estas novas visões sobre estereótipos e tradições fazem parte do movimento “Brasil que reforça tradições x Brasil que rompe tradições”. “Percebemos, com o ‘Tá Quente, Brasil!’, que os estereótipos do campo seguiram a mesma tendência de desmistificação que vimos no campo religioso, por exemplo. O agro tornou-se atrativo e aspiracional, incentivado pelo agronejo e pela figura do agro jovem”, analisa Estela Brunhara, diretora de Pesquisa da Timelens.
Exibir Gospel / Leiliane Lopes
Portal Gospel com informações de ExibirGospel.com.br
https://ift.tt/5eIdans