Um estudo do Pew Research Center, publicado em março de 2025, revelou que a identidade cristã está em declínio em 36 países, incluindo 10 na Europa. A pesquisa indicou que essa tendência se deve, principalmente, à perda do cristianismo cultural, sem forte compromisso teológico.
Na maioria dos países europeus, a maioria da população ainda se declara cristã. Hungria, Polônia, Grécia e Itália lideram nesse aspecto, com mais de 75% de autodeclaração cristã. No entanto, muitos desses fiéis são cristãos nominais, sem grande envolvimento religioso.
A Espanha registrou a maior queda. Enquanto 87% dos espanhóis foram criados no cristianismo, 36% afirmam ter abandonado a religião. Apenas 3% se converteram ao cristianismo após crescerem em outra crença, e 54% ainda se consideram cristãos.
O estudo também mostrou um crescimento expressivo dos “sem religião”. Na Espanha, apenas 10% foram criados sem fé, mas hoje esse grupo representa 44% da população. Na Suécia, Holanda e Alemanha, cerca de metade dos que cresceram cristãos não seguem mais a religião.
A Hungria é a exceção, com maior retenção da identidade cristã. Apenas 2% deixaram a fé, enquanto 4% se converteram, elevando o número de cristãos de 77% para 79%.
Na Polônia, onde 99% da população foi criada no catolicismo, a fé se manteve estável, com apenas 4% de abandono. Grécia e Itália também tiveram perdas menores, caindo de 95% para 84% e de 94% para 73%, respectivamente.
O estudo revelou ainda que parte dos “não religiosos” tem buscado uma fé. Na Holanda e Suécia, 9% dos que cresceram sem religião se converteram ao cristianismo. Na Alemanha, Reino Unido e França, essa taxa varia entre 11% e 14%, com indícios de crescimento do islamismo na França. As informações são do Evangelical Focus.
Exibir Gospel
Compartilhado por Portal Cristãos com informações de Exibirgospel.com.br