Israel aprova cessar-fogo com Hamas; reféns devem ser soltos em até 72 horas

https://ift.tt/rb4nMTu

O governo de Israel aprovou nesta sexta-feira (9) um cessar-fogo com o grupo Hamas. O acordo prevê a suspensão dos ataques em Gaza em até 24 horas e a libertação dos reféns israelenses mantidos no território dentro de três dias.

A medida foi ratificada pelo gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, após negociações mediadas pelos Estados Unidos e outros países. Em troca, Israel deve libertar centenas de prisioneiros palestinos e reduzir a presença militar na Faixa de Gaza.

O presidente norte-americano Donald Trump, que apresentou o plano, afirmou que pretende visitar a região no domingo. Ele disse esperar que o acordo seja um passo para “uma paz duradoura” no Oriente Médio. O Brasil também saudou a decisão e reforçou sua defesa da solução de dois Estados.

Enquanto a trégua não entra em vigor, os combates continuam em Gaza. Autoridades locais relataram ataques aéreos que deixaram mortos e feridos. Tropas israelenses foram vistas desmontando posições militares em áreas centrais da Faixa, sinal de possível retirada.

O Hamas declarou ter recebido garantias de que a guerra chegou ao fim. Líderes e civis palestinos comemoraram a notícia. “Graças a Deus pelo cessar-fogo, o fim do derramamento de sangue e das mortes”, disse Abdul Majeed Abd Rabbo, morador do sul de Gaza.

Familiares de reféns em Tel Aviv também reagiram com emoção. “Não consigo explicar o que estou sentindo… é uma loucura”, afirmou Einav Zaugauker, mãe de um jovem ainda em poder do Hamas.

Apesar da expectativa, pontos do acordo seguem indefinidos. A lista de prisioneiros palestinos a serem libertados ainda não está concluída, e setores da coalizão de Netanyahu se opõem à negociação. Mesmo assim, diplomatas consideram o anúncio o avanço mais concreto em dois anos de guerra, que já deixou mais de 67 mil palestinos mortos.

Portal Exibir Gospel

Compartilhado por Portal Cristãos com informações de Exibirgospel.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem