Nesta quinta-feira (20), o papa Francisco recebeu em audiência os participantes da II Conferência em memória do padre e cientista George Lemaître, realizada no Observatório do Vaticano em Castel Gandolfo. Este evento, intitulado “Buracos negros, ondas gravitacionais e singularidades espaço-temporais”, ocorre de 16 a 21 de junho.
Durante os debates científicos realizados nestes dias, os pesquisadores exploram questões recentes da cosmologia. O papa Francisco destacou que a Igreja apoia e promove essas investigações, pois elas desafiam a sensibilidade e a inteligência contemporâneas.
“As suas experiências humanas e as consequentes elaborações espirituais o levam a compreender que a ciência e a fé seguem dois caminhos diferentes e paralelos, entre os quais não há conflito”, disse o papa Francisco sobre o padre Lemaître.
Ele elogiou Lemaître como um exemplar sacerdote e cientista, cujas experiências humanas e reflexões espirituais levaram-no a compreender que a ciência e a fé não se antagonizam.
Francisco expressou ainda que “a liberdade e o ambiente não condicionado desta conferência podem impulsionar avanços em direção à Verdade, emanada da Caridade de Deus”. Ele encorajou os participantes a utilizar a ciência para servir à humanidade, evitando distorções ou destruições, e a explorar as periferias do conhecimento humano, onde se pode encontrar o amor divino que satisfaz as necessidades do coração humano.
Redação Exibir Gospel
Portal Gospel com informações de ExibirGospel.com.br
https://ift.tt/h5RCyHk