Juristas evangélicos moverão ação contra escola de samba que zombou de evangélicos em homenagem a Lula

https://ift.tt/47FGLfT

A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) divulgou, nesta terça-feira (17), nota de repúdio contra a Acadêmicos de Niterói pelo desfile realizado no dia 15 de fevereiro, no Carnaval do Rio de Janeiro.

No texto, a entidade afirma que a escola “ultrapassou a crítica social” ao representar famílias cristãs e a Bíblia dentro de “latas de conserva”. Para a associação, a apresentação promoveu “discurso desumanizador de ridicularização contra milhões de brasileiros”.

A ANAJURE sustenta que a Constituição Federal protege a honra coletiva de comunidades religiosas e que a liberdade artística não autoriza o que classificou como escárnio público de grupos de fé.

A entidade também questiona o uso de recursos públicos no desfile. Segundo a nota, o financiamento estatal para esse tipo de manifestação fere a laicidade prevista no artigo 19, inciso I, e a moralidade administrativa prevista no artigo 37 da Constituição.

Ainda de acordo com a associação, o caso pode se enquadrar, em tese, no artigo 20 da Lei nº 7.716/89, que trata de crimes resultantes de preconceito. A ANAJURE informou que acionará o Ministério Público e o Judiciário para apurar responsabilidade cível e criminal, além de contestar o repasse de verbas públicas.

Entenda o desfile

A Acadêmicos de Niterói levou à Marquês de Sapucaí, neste domingo (15), uma ala chamada “Neoconservadores em conserva”, durante desfile no Rio de Janeiro que incluiu tributo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as figuras retratadas estavam os evangélicos.

Os integrantes usaram fantasias em formato de lata. A proposta, segundo a escola, foi representar de forma crítica grupos identificados como conservadores e contrários ao governo federal.

No topo das fantasias, personagens simbolizavam segmentos como produtores rurais, defensores do regime militar, mulheres da elite e cristãos evangélicos.

Na narrativa do enredo, a lata faz alusão à chamada família tradicional, apresentada como composta por homem, mulher e filhos. O texto também associa esse grupo a pautas discutidas no Congresso, como porte de armas, temas do agronegócio e valores familiares.

Portal Exibir Gospel

Compartilhado por Portal Cristãos com informações de Exibirgospel.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem