TJ-SP declara lei que obriga Bíblias em bibliotecas de Sorocaba inconstitucional

https://ift.tt/PSKWGqe

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, por maioria de votos, declarou a Lei Municipal nº 7.205/04, de Sorocaba, inconstitucional. A lei, que instituía a obrigatoriedade de exemplares da Bíblia nas bibliotecas municipais, foi alvo de ação direta de inconstitucionalidade movida pelo Ministério Público.

O argumento principal é que a lei violava a laicidade do Estado e o princípio da isonomia, ao privilegiar um grupo religioso em detrimento de outros, em um ambiente que deve ser neutro em relação às religiões.

O relator designado, desembargador Campos Mello, ressaltou que, embora a presença da Bíblia em bibliotecas não seja proibida, a obrigatoriedade imposta pela lei é incompatível com a laicidade do Estado, conforme preceitua a Constituição Federal.

Segundo o desembargador, a lei não determinava a presença de outros textos religiosos, como o Alcorão, o Talmude ou a Torá, o que configura uma relação de aliança vedada pela Constituição.

Em sua defesa, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, manifestou-se contrariamente à decisão, afirmando que a manutenção da Bíblia nas bibliotecas municipais é importante. Manga expressou sua surpresa com a decisão e lamentou a batalha judicial em torno do assunto.

Nós não vamos retirar a Bíblia da biblioteca, nós vamos entrar no Supremo Tribunal Federal porque, independente de religião, nós sabemos a importância que a obra de Deus, através da Palavra de Deus, faz na vida das pessoas”.

Redação Exibir Gospel

Compartilhado por Portal Cristãos com informações de Exibirgospel.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem